Principais Resultados
Desde 2003 até 2022 foram mais de 350 Ações desenvolvidas na Estratégia. Abaixo seguem apenas alguns exemplos de resultados destas Ações que foram relevantes para o aprimoramento das estruturas administrativas e normativas brasileiras no enfrentamento da lavagem de dinheiro:
Estruturação:
- Delegacias Especializadas em Crimes Financeiros – PF
- Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC) – Ministérios Públicos
- Integração dos notários e registradores no sistema de PLD/FT
Produção e Divulgação do Conhecimento:
- Guias de Boas Práticas, tipologias, estudos, estatísticas
- Plano de Diretrizes Contra a Corrupção
- Eventos, seminários
- Plataforma Única para divulgação de capacitações gratuitas “online” - IRB Conhecimento.
- Site da ENCCLA
Implementação e/ou difusão de sistema e compartilhamento de dados:
- Sistema Nacional de Bens Apreendidos (SNBA)
- Sistema de Investigação de Movimentações Bancárias (SIMBA)
- Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS)
- Cadastro Nacional de Entidades Sociais (CNES)
- Cadastro de Entidades Inidôneas e Suspeitas (CEIS)
- Cadastro Nacional de Condenações Cíveis por Ato de Improbidade Administrativa (CNCIA)
- Cadastro de Pessoas Politicamente Expostas (PEPs)
Minutas de atos normativos:
- Elaboração de minutas de propostas de leis, decretos, resoluções, instruções normativas, circulares, portarias etc.
- Acompanhamento legislativo
- Alteração nas leis sobre Lavagem de Dinheiro, Organizações Criminosas, Financiamento do Terrorismo, Improbidade Administrativa, da criação do instituto de extinção de domínio e da responsabilização da pessoa jurídica pela prática de atos ilícitos à administração pública, dentre tantos outros.
- Proposta de criação da Nota Fiscal eletrônica do Ouro proveniente de PLGs, definido legalmente como ativo financeiro ou instrumento cambial, concretizada pela Instrução Normativa RFB nº 2138/2023.
- Minuta normativa disciplinando a aplicação dos deveres dos arts. 10 e 11 da Lei nº 9.613, de 1998, por quem exerce a atividade de extração mineral, mediante os títulos autorizativos de Guia de Utilização, de Portaria de Lavra, de Manifesto de Mina e de Permissão de Lavra Garimpeira, concretizada pela Resolução ANM nº 129/2023.
Algumas Ações da ENCCLA se desenvolveram ao ponto de se tornarem programas autônomos, como por exemplo o PNLD e a Rede-Lab, também desenvolvidos pela Coordenação-Geral de Articulação Institucional do DRCI/SENAJUS/MJSP, e o PNPC – Programa Nacional de Prevenção à Corrupção, criado no âmbito da ENCCLA e cuja governança ficou a cargo da secretaria da Rede de Controle da Gestão Pública.
- O PNLD – Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro surgiu em cumprimento à Meta 25/2004 da ENCCLA. Entre 2004 e 2022 capacitou cerca de 25.000 servidores públicos nos cursos de modalidade presencial e à distância.
- A REDE-LAB, consiste no conjunto de Lab-LD – Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro. O primeiro LAB-LD surgiu como resultado da Meta 16/2006 da ENCCLA. Atualmente existe pelo menos uma unidade de LAB-LD em cada uma das Polícias Civis e cada um dos Ministérios Públicos, inclusive na Polícia Federal e Ministério Público Federal, e também em alguns outros órgãos públicos parceiros.
- O PNPC – Programa Nacional de Prevenção à Corrupção consiste numa plataforma de autosserviço oferecida para os gestores públicos brasileiros, de todos os níveis, para que possam verificar se estão atualizados com as melhores práticas de prevenção à corrupção e, caso não estejam, possam conhecer modelos e ter orientações sobre como proceder para suprir estas lacunas.