O que é a ENCCLA?

ENCCLA - Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro.

plenaria-enccla2023.jpg

Foto: Tom Costa/MJSP

 

A ENCCLA – Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro é a principal rede de articulação institucional brasileira para o arranjo, discussões, formulação e concretização de políticas públicas e soluções de enfrentamento à corrupção e à lavagem de dinheiro.

A Estratégia foi criada em 2003 e atualmente conta com aproximadamente 90 instituições públicas - pertencentes aos três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e o Ministério Público, abrangendo também as esferas federal, estadual e, em alguns casos, até mesmo municipal - e entidades.

O grande diferencial da ENCCLA está ancorado em sua forma de atuação. Desde a sua implementação, a Estratégia está consolidada em três pilares fundamentais:

  • engajamento de alto nível dos órgãos participantes;
  • construção coletiva de soluções - com a participação de múltiplos especialistas nas temáticas abordadas;
  • metodologia de decisões baseadas em consenso.

 

Tudo na ENCCLA consiste em articulação institucional, desde chamada pública de propostas para Ações, passando pelos debates, aprimoramentos e escolhas das propostas que serão efetivamente convertidas em Ações, até o desenvolvimento dos Grupos de Trabalho de cada Ação e a aprovação final dos resultados produzidos por cada um destes Grupos de Trabalho.

Os principais resultados práticos desta articulação institucional afloram como medidas de concretização de políticas públicas de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, seja por meio de proposições normativas, de aprimoramento de estruturas administrativas e de fluxo de informações, da formulação de guias, diagnósticos e também programas de treinamento e capacitação, além da divulgação e implementação de boas práticas no serviço público entre outras medidas.

 

Ações do documento
Agenda
Março
DoSeTeQuQuSeSa
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031