Quem somos

Criada em 2003, por iniciativa do Ministério da Justiça, como forma de contribuir para o combate sistemático à lavagem de dinheiro no País. Consiste na articulação de diversos órgãos dos três poderes da República, Ministérios Públicos e da sociedade civil que atuam, direta ou indiretamente, na prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, com o objetivo de identificar e propor seu aprimoramento. 

Atualmente, cerca de 60 órgãos e entidades fazem parte da ENCCLA, tais como, Ministérios Públicos, Policiais, Judiciário, órgãos de controle e supervisão – Controladoria Geral da União - CGU, Tribunal de Contas da União - TCU, Receita Federal do Brasil - RFB, Comissão de Valores Mobiliários – CVM, Conselho de Controle de Atividades Financeiras - COAF, Superintendência Nacional de Previdência Complementar - Previc, Susep, Banco Central do Brasil - BACEN, Agência Brasileira de Inteligência - ABIN, Advocacia Geral da União - AGU, Federação Brasileira de Bancos - FEBRABAN, etc.

A ENCCLA atualmente funciona da seguinte forma:

  1. uma Reunião Plenária anual, da qual participam todos os órgãos, com o objetivo de discutir o trabalho realizado ao longo do ano que passou e deliberar as ações a serem realizadas no(s) ano(s) subsequente(s);
  2. diversas reuniões dos Grupos de Trabalho, formados pelos órgãos participantes ou convidados, com o objetivo de executar as ações deliberadas pela Plenária; e,
  3. reuniões bimestrais do Gabinete de Gestão Integrada – GGI, que consiste em grupo de 25 órgãos participantes da ENCCLA com o objetivo de acompanhar a execução das ações, bem como propor as ações e recomendações a serem discutidas nas Reuniões Plenárias.

Todas as decisões são tomadas por consenso.

O DRCI/SNJ/MJ funciona como Secretaria Executiva da ENCCLA.

Ao longo desses anos, os trabalhos desenvolvidos pela ENCCLA trouxeram diversos resultados positivos no combate ao crime de lavagem de dinheiro e às práticas de corrupção.

Conheça os principais resultados da ENCCLA.

Ações do documento
Renato Santos
Renato Santos disse:
01/12/2015 11:55

É fundamental que os Municípios do Brasil participem com representações por seus fiscais e auditores.

enccla drci
enccla drci disse:
30/06/2016 17:41

Caro Renato Santos,
De pronto queremos agradecer sua mensagem. De fato, ela é muito oportuna. Percebemos que é cada vez mais salutar a aproximação da esfera federal com a municipal em que diz respeito ao controle, accountability e outros conceitos correlatos. Nessa perspectiva se deu os trabalhos recentemente encerrados da Ação 3 deste ano. As 29 diretrizes para o controle interno estão prontas. O grupo está para finalizar a estratégia de divulgação desse documento, que virá em forma de cartilha. Em muito breve, aqui e em vários sites dos órgãos membros da Enccla esse produto poderá ser acessado e distribuído eletrônicamente. Por favor, fique atento e ajude-nos a divulgá-lo.

Mais uma vez, agradecemos o contato.

SE Enccla

Marcia Pereira
Marcia Pereira disse:
08/12/2015 10:17

Acredito na Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro, como ação de cidadania para preservação do Estado Democrático de Direito. Fui Educadora Corporativa nessa área e atualmente nos trabalhos que desenvolvo como consultora empresarial, nas áreas de Compliance e Governança Corporativa sempre foco esse tema.

enccla drci
enccla drci disse:
30/06/2016 17:33

Prezada Márcia,
Agradecemos o comentário. Sim, compliance é um tema que no segundo ano consecutivo está sendo objeto de análise da Enccla. E daqui da secretaria executiva da Enccla (SE Enccla) podemos garantir que os assuntos que derivam dessa matéria são alcançados pelos órgãos membros das Ações 3/2015 e a atual Ação 5 tanto do ponto de vista da abordagem filosófica e do enquadramento e interpretação do novo marco legal (inaugurado com a l.12.846/13) a partir dessa perspectiva mais ampla de zelar pelos fundamentos republicanos.
Continue seguindo as atividades da Enccla. Estamos à disposição aqui neste espaço ou no email enccla@mj.gov.br

Diego Bela Azevedo
Diego Bela Azevedo disse:
09/12/2015 23:15

Boa noite e boas noites! Por favor acabem com a corrupçã, é a corrupção um dos maiores se não o maio causador que gera, cria, e muitas das vezes confunde as mentes em desenvolvimento, e essas muitas das vezes praticam atos ilícitos...

enccla drci
enccla drci disse:
30/06/2016 18:07

Agradecemos compartilhar conosco suas convicções, Diego. Infelizmente, parece que a rede de governança conectada pela Enccla ainda será de imensa relevância na perseguição, prevenção e combate aos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Daqui da secretaria executiva da Enccla podemos garantir uma coisa: os servidores indicados para representá-los nas Ações, ao longo de quase 14 anos, além de excelentes profissionais, profundos conhecedores dos assuntos e cumpridores do dever do ofício, são abnegados e devotados pela causa. Esses servidores se reúnem para resolver problemas os quais de maneira isolada dificilmente encontrariam solução.
Somos testemunhas de que os esforços têm encontrado apoio e as soluções têm tido efeito, p.ex., a Lei Anticorrupção e a Lei que tipifica o crime de lavagem de dinheiro, ambas contém o "DNA" da Enccla e são instrumentos modernos para prevenção e combate aos mencionados tipos penais.

Continue a nos acompanhar por aqui. Sugira aperfeiçoamentos em nosso site. Comunique-nos o que gostaria de ver por aqui.

Abraço.

SE Enccla.

Andre Santos
Andre Santos disse:
10/12/2015 13:08

Qual o valor da verba para alimentar este sistema?

Gustavo Barbosa Lima
Gustavo Barbosa Lima disse:
03/04/2016 16:04

Gostaria de participar da próxima Reunião Plenária anual, objetivando acompanhar a execução das ações (na qualidade de convidado/participante), bem como propor ações e recomendações a serem discutidas nas reuniões Plenárias. Cordialmente, Gustavo Barbosa Lima Comissário de Polícia matrícula 260.432-0

enccla drci
enccla drci disse:
30/06/2016 17:08

Prezado Gustavo, agradecemos a sua participação, primeiramente. Agora no segundo semestre (nos meses de agosto e setembro, em especial) vamos dar início ao planejamento da Enccla 2017, ou seja, pensar as Ações para o ano que vem, as quais serão aprovadas na Plenária - sempre no final de novembro. Em 2015, inauguramos um processo de consulta com grupos estaduais que atuam à semelhança (e alguns inspirados) na Enccla. Por exemplo, os grupos Focco, Marcco e Arco, além das Redes de Controle. Também, contamos com a participação de algumas organizações da Sociedade Civil (Amarribo, Artigo 19, Contas Abertas, IFC, Inesc, Ethos, Observatório Social, Transparência Brasil). Sinta-se à vontade para nos enviar propostas de Ação e de recomedações via email da Estratégia: enccla@mj.gov.br
Um abraço.
SE Enccla

samuel jorge
samuel jorge disse:
26/04/2016 00:53

gostaria de saber se a enccla teve influencia politica do governo ou é independente na sua origem.

enccla drci
enccla drci disse:
30/06/2016 17:26

Caro Samuel,
Agradecemos a pergunta. É uma excelente oportunidade para confirmar que a Estratégia é uma política pública de Estado, genuinamente. Nasceu da percepção de que os órgãos envolvidos na investigação, análise de dados sensíveis, execução, controle, transparência, fiscalização, inteligência e supervisão de setores em razão de crimes de lavagem de dinheiro e corrupção contra à Administração Pública, principalmente, podem agir em rede e formar um sistema. A Enccla é uma verdadeira experiência de capital social. Ela não existe no papel; não há um documento formal que a constitua. É a experiência que guarda relação com o soft law. É uma rede de alta complexidade, mas que não carece de constituição hierárquica para produzir efeitos. O reconhecimento da rede se deu de forma espontânea pelos órgãos participantes. A alta complexidade e volume de articulação que os órgãos se envolvem acontece em uma dinâmica de ambientes transversais e, portanto, qualquer ator isoladamente não consegue controlar os processos e a velocidade das mudanças.
Sugerimos a leitura do Livro Enccla - 10 Anos, que pode ser encontrado aqui no nosso site.
Estamos à disposição.

SE Enccla

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Os comentários são moderados previamente e publicados em seguida.

Agenda
Junho
DoSeTeQuQuSeSa
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930
Flickr da ENCCLA
Flickr