Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD)

 

Com o cumprimento da meta de número 25 da ENCCLA, de 2004, surgiu o Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD), cujo objetivo era criar um plano integrado de capacitação e treinamento de agentes públicos e de orientação à sociedade, otimizando a utilização de recursos públicos, disseminando e criando uma cultura de prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro no Brasil.

Já no próprio ano de 2004 foram realizados os seis primeiros cursos do PNLD, na modalidade presencial, iniciando-se uma nova forma de construção e difusão do conhecimento técnico-específico entre os diferentes órgãos e entidades membros da ENCCLA. O sucesso do conteúdo programático e o baixo custo de sua promoção, alinhado à demonstração de interesse continuada dos colaboradores da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro na busca do aperfeiçoamento técnico mediante a capacitação e treinamento de seus membros e/ou servidores faz com que o PNLD, em sua modalidade presencial, tenha completado em 2016 treze anos de existência, caracterizando-se como um dos programas mais sólidos do Estado no enfrentamento à criminalidade organizada especializada em práticas ilícitas correlacionadas à corrupção e à lavagem de dinheiro.

Em 2013 deu-se início à expansão do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, após assinatura do Termo de Cooperação Técnica com a Academia Nacional de Polícia – ANP/PF, com a elaboração de conteúdo programático para disponibilização do curso à distância na plataforma da ANP Cidadã, mediante acesso via rede mundial de computadores, oportunizando-se a capacitação de milhares de servidores públicos, com abrangência global.

Em 2017, além das modalidades presencial e à distância do PNLD, foi implementada a modalidade avançada do programa, demanda solicitada por membros e colaboradores da ENCCLA. No total, foram realizados quatro edições do PNLD avançado, que deve continuar nos próximos anos.

O PNLD, incluindo suas edições EAD, já capacitou todos os Estados brasileiros e o Distrito Federal, superando a marca de 19 mil agentes públicos capacitados.


pnld-cursos-2017

 

pnld-capacitados-2017

 

pnld-ead-cursos-2017

 

pnld-ead-capacitados-2017

Ações do documento
Agenda
Setembro
DoSeTeQuQuSeSa
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930