Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Notícias Webinário Blockchain e o Setor Público no Brasil

Webinário Blockchain e o Setor Público no Brasil

Seminário, fruto de discussões da Ação 08/2020 da ENCCLA, foi realizado em 21/09/2020 e discutiu o uso de tecnologias como blockchain no setor público

O Ministério da Justiça e Segurança Pública promoveu em 21 de setembro de 2020 o webnário Blockchain e o Setor Público no Brasil, que discutiiu a possibilidade de uso da tecnologia pelos órgãos de governo, temática em discussão na Ação 08/2020 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). O evento, em parceria com a Secretaria de Modernização do Estado da Presidência da República (SEME/PR), Advocacia-Geral da União (AGU) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), foi transmitido no canal oficial do Ministério da Justiça e Segurança Pública, no YouTube.

Assista aos vídeos do Webinario, realizado em 21/09/2020: manhã e tarde.

Webinário foi composto por quatro painéis. O primeiro, moderado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), órgão que lidera os trabalhos executados pela ENCCLA, irá apresentar os resultados alcançados na Ação 08/2020, coordenada pela Advocacia-Geral da União (AGU) e pelo BNDES, com apoio do Tribunal de Contas da União (TCU). A Ação 08/2020 estará disponível em um Guia sobre o uso da tecnologia.

O segundo painel, moderado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), apresentou casos práticos de utilização do blockchain no setor público, a exemplo do Banco Central do Brasil, Receita Federal, Ministério da Saúde, Serpro e Controladoria-Geral do Paraná.

Com moderação de Fabíola Greve, referência nacional acadêmica no setor, o terceiro bloco contou com a participação de convidados da Espanha e dos Estados Unidos (BID), com apresentação de iniciativas de infraestrutura digital, promoção e desenvolvimento do ecossistema blockchain em países da União Europeia e da América Latina. O BNDES irá apresentar proposta de aplicação da tecnologia no Brasil, tendo um foco a transparência do setor público.

Por fim, o painel, coordenado pela Secretaria de Modernização do Estado da Presidência da República, discutiu uma visão de futuro para o Brasil, com a participação de representantes da Secretaria de Governo Digital, TCU e International Association for Trusted Blockchain Applications (INATBA).

Inicialmente associada aos criptoativos a tecnologia blockchain possui inúmeras possibilidades de aplicação. No setor público, pode proporcionar maior segurança na troca de informações entre os órgãos do governo, inibindo a corrupção e a lavagem de dinheiro por facilitar o rastreamento e reforçar a confiabilidade em ações de compartilhamento de dados e informações.

 

Veja como foi a programação:

webinario-blockchain

Ações do documento
Agenda
Dezembro
DoSeTeQuQuSeSa
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031
Galeria de Imagens ENCCLA
Flickr