Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Notícias Receita Federal inclui beneficiário final no Quadro de Sócios e Administradores (QSA)

Receita Federal inclui beneficiário final no Quadro de Sócios e Administradores (QSA)

A qualificação 69 - Beneficiário Final foi criada para atender a deliberações da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) no intuito de identificar o Beneficiário Final das entidades domiciliadas no exterior

A Receita Federal do Brasil (RFB) informa que foram criadas novas qualificações para os eventos de inclusão/alteração de Quadro de Sócios e Administradores (QSA) das entidades domiciliadas no exterior - EDEX: 69 – Beneficiário Final, 70 - Administrador Residente ou Domiciliado no Exterior, 71 - Conselheiro de Administração Residente ou Domiciliado no Exterior, 72 - Diretor Residente ou Domiciliado no Exterior, 73 - Presidente Residente ou Domiciliado no Exterior, 74 - Sócio-Administrador Residente ou Domiciliado no Exterior e 75 - Fundador Residente ou Domiciliado no Exterior. Qualificações já estão na aba 'Ajuda' dos aplicativos PGM e Coleta-Web.

O QSA será preenchido de acordo com o ato constitutivo ou certidão de inteiro teor dentro das novas qualificações (que não exigem preenchimento do campo CPF/CNPJ) ou das já existentes: 05 – Administrador, 08 – Conselheiro de Administração, 10 – Diretor, 16 – Presidente, 22 – Sócio, 37 - Sócio Pessoa Jurídica Domiciliada no Exterior, 38 - Sócio Pessoa Física Residente ou Domiciliada no Exterior, 49 – Sócio Administrador, 54 – Fundador.

A qualificação 69 - Beneficiário Final foi criada para atender a deliberações da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) no intuito de identificar o Beneficiário Final das entidades domiciliadas no exterior.

Por enquanto, a informação do Beneficiário Final é declaratória, ou seja, alguém com poderes de representar a entidade informa quem é o Beneficiário Final. No âmbito da Ação 8 da ENCCLA 2015, estudam-se formas de aprimorar o resultado alcançado pela Ação 3 da ENCCLA 2014 (inclusão de campo declaratório e obrigatório relativo ao beneficiário final de pessoas jurídicas domiciliadas no exterior no formulário do Quadro de Sócios e Administradores – QSA), levando-se em consideração os diferentes tipos de pessoas jurídicas e arranjos legais existentes no mundo.

De acordo com as regras de preenchimento do QSA, deverá ser informado pelo menos um sócio com qualificação 69 - Beneficiário Final e outro sócio com qualificação qualquer (normalmente a qualificação 70 'administrador residente ou domiciliado no exterior' que é o outorgante dos poderes ao procurador no Brasil). Caso o procurador não queira identificar o Beneficiário Final, deve ser assinalada a opção 'Informação de Sócio não disponível' na natureza do evento Entrada de sócio/administrador, qualificação 69 - Beneficiário Final, neste caso, o QSA da entidade no sistema apresentará um 'Beneficiário Final não informado'.

Um Grupo de Trabalho Nacional está sendo criado, no âmbito da RFB, para gerenciar os atos cadastrais das entidades domiciliadas no exterior. Portanto, todos os atos cadastrais de EDEX passarão a ser deferidos por esse Grupo para o qual deverão ser encaminhadas todas as solicitações, independente da jurisdição do procurador. A forma como esse procedimento será realizado será disciplinada em normativos internos da Receita, o que está em fase final de confecção.

Ações do documento
Cirlene Rocha disse:
22/03/2017 11:25

Após a inclusão do beneficiário final que entra como alteração QSA quais os documentos a serem encaminhados para SRF junto como DBE?

Heitor eloi disse:
13/06/2017 18:27

Poderiam por gentileza nos passar os procedimentos para esta declaração dos beneficiários finais, ou então informar, uma previsão para iniciarmos estes procedimentos e quem podemos procurar nos órgãos da RFB para maiores explicações ?? Obrigado.

Diego Santos disse:
10/07/2017 08:22

Essa regra fica para empresas que tem sócios no exterior?

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Os comentários são moderados previamente e publicados em seguida.

Agenda
Dezembro
DoSeTeQuQuSeSa
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031
Galeria de Imagens ENCCLA
Flickr