Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Notícias MPRJ participa da primeira reunião da Ação 7 da ENCCLA 2016

MPRJ participa da primeira reunião da Ação 7 da ENCCLA 2016

Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais (CAO Criminal), participou, na quarta-feira (24/02), em Brasília (DF), da primeira reunião da Ação 7

Divulgação MPRJ

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais (CAO Criminal), participou, na quarta-feira (24/02), em Brasília (DF), da primeira reunião da Ação 7 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA 2016).

A ação se propõe a elaborar estudos sobre a eficácia da persecução penal em face do princípio da obrigatoriedade e é fruto da constatação da necessidade da criação de mecanismos que possibilitem às instituições incumbidas da atividade a priorização de certas investigações, através do estabelecimento de critérios definidos, objetivos, na medida do possível, e com controle interno ou externo.

Embora o assunto seja recorrente nas discussões ministeriais, é a primeira vez que a ENCCLA, organismo que congrega diversas instituições envolvidas no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, trata do assunto, havendo praticamente consenso entre os participantes acerca da necessidade da criação de mecanismos que possam tornar mais eficazes as investigações, aproveitando melhor os limitados recursos humanos envolvidos na busca dos elementos probatórios.

Nesta primeira reunião, da qual participou o coordenador do CAO Criminal, promotor de Justiça Walter de Oliveira Santos, discutiu-se acerca da metodologia de trabalho a ser adotada. Também foram definidas e divididas a execução das primeiras tarefas. Para o coordenador do CAO Criminal, é importantíssima a participação de todos os membros que possam contribuir com ideias sobre o tema, de forma a tornar mais fecunda a colaboração do MPRJ na ação, estando, pois, à disposição para receber através do e-mail cao.criminal@mprj.mp.br as sugestões dos colegas.

A Enccla foi criada em 2003, por iniciativa do Ministério da Justiça, como forma de contribuir para o combate sistemático à lavagem de dinheiro no Brasil. Consiste na articulação de diversos órgãos dos Três Poderes da República, Ministérios Públicos e da sociedade civil que atuam, direta ou indiretamente, na prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, com o objetivo de identificar e propor seu aprimoramento.

Fonte: MPRJ

Ações do documento
Agenda
Dezembro
DoSeTeQuQuSeSa
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031
Galeria de Imagens ENCCLA
Flickr