Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Notícias Últimos dias para enviar propostas de Ações para desenvolvimento na ENCCLA 2021

Últimos dias para enviar propostas de Ações para desenvolvimento na ENCCLA 2021

Instituições públicas, organizações da sociedade civil e instituições acadêmicas podem contribuir, até 30 de setembro, com propostas de ações para a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) de 2021. Participe!

Finaliza em 30 de setembro o prazo para recebimento de propostas de Ações da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) para o ano de 2021. As propostas podem ser encaminhadas por instituições públicas, organizações da sociedade civil e instituições acadêmicas, por meio de formulário eletrônico disponível na página do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O objetivo é aumentar a participação social nas ações destinadas ao combate desses tipos de crime.

A ENCCLA é a principal rede de articulação de diversos órgãos e entidades públicas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário - das esferas federal, estadual e, em alguns casos, municipal; além de Ministérios Públicos para a formulação de políticas públicas e soluções voltadas ao combate aos crimes de combate à corrupção e lavagem de dinheiro. Cabe à Secretaria Nacional de Justiça do MJSP, por intermédio do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, exercer as atribuições de Secretaria-Executiva da Estratégia.

O trabalho é concretizado nas chamadas Ações, que são elaboradas e pactuadas anualmente pelos membros da ENCCLA. Para cada uma delas, cria-se um grupo de trabalho composto por vários órgãos e instituições, que se reunirão durante o ano para desenvolver um ou mais produtos definidos como resultado para a Ação.

Em 2020, 11 Ações estão em desenvolvimento e apresentarão seus produtos durante a XVIII Reunião Plenária da ENCCLA, que será realizada em dezembro de 2020. A Plenária também analisará e escolherá as Ações que serão desenvolvidas em 2021, a partir das propostas que serão recebidas. Desde sua criação, a ENCCLA já desenvolveu 300 Ações, tendo alcançado importantes resultados para o Estado brasileiro.

Conheça as Ações já desenvolvidas pela ENCCLA.

 

 

Organizações da sociedade civil e instituições acadêmicas são convocadas a apresentar propostas que, após análise dos Grupos Técnicos (Combate à Corrupção e Prevenção à Lavagem de Dinheiro), poderão, se selecionadas, tornarem-se Ações a serem desenvolvidas pelos órgãos participantes da ENCCLA em 2021.

As propostas devem ser enviadas por formulário online.

Mais informações podem ser consultadas no site da ENCCLA: www.enccla.gov.br.

As propostas devem se enquadrar em um ou mais eixos de atuação e objetivos estratégicos da ENCCLA, a saber:

Últimos dias para enviar propostas de Ações para desenvolvimento na ENCCLA 2021

Últimos dias para enviar propostas de Ações para desenvolvimento na ENCCLA 2021

 

Quem pode enviar propostas:

 

1. Organizações da sociedade civil que, cumulativamente: a) não tenham fins lucrativos; b) estejam formalmente constituídas no Brasil há, pelo menos, três anos, certificados por meio do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ); c) tenham atuação específica no enfrentamento à corrupção e à lavagem de dinheiro.

2. Institutos de pesquisa ou instituições acadêmicas com especialistas no tema, que, cumulativamente: a) estejam formalmente constituídas no Brasil há, pelo menos, três anos, certificados por meio do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ); b) constem do diretório de instituições ou de grupos de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ); c) tenham linha de pesquisa sobre enfrentamento à corrupção e à lavagem de dinheiro.

 

Etapas da seleção:


      1. Apresentação da proposta (via formulário eletrônico);
      2. Pré-seleção (verificação dos critérios) pela Secretaria Executiva da ENCCLA;
      3. Apresentação das ideias pré-selecionadas pela entidade aos membros do Grupo Técnico composto pelas instituições que compõem o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da ENCCLA, em reunião em data a ser comunicada oportunamente;
      4. Seleção das propostas pelos grupos técnicos;
      5. Discussão das propostas selecionadas na XVIII Reunião Plenária da ENCCLA em dezembro de 2020

 

Vale ressaltar que, durante as etapas de seleção, as propostas recebidas poderão ser atreladas a outras sugestões ou serem adequadas para melhor atender aos objetivos estratégicos da ENCCLA. Além disso, a instituição proponente poderá ser consultada sobre o interesse de apresentar a proposta aos membros do GGI e da ENCCLA.

Para enviar proposta de Ação para ser desenvolvida em 2021, acesse o formulário e participe!

Ações do documento
Agenda
Outubro
DoSeTeQuQuSeSa
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Galeria de Imagens ENCCLA
Flickr