Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Notícias Enccla realiza reuniões por videoconferência durante pandemia COVID-19

Enccla realiza reuniões por videoconferência durante pandemia COVID-19

A Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) adotou medidas para minimizar a proliferação dos casos de Coronavírus (COVID-19), sem prejudicar o desenvolvimento das ações

Brasília, 13/04/2020 - A Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) adotou medidas para minimizar a proliferação dos casos de Coronavírus (COVID-19), sem prejudicar o desenvolvimento das ações. Em consonância com as orientações para cancelamento de eventos, as reuniões dos grupos de trabalho para a execução das Ações da Enccla foram adaptadas para a modalidade de videoconferência.

Os encontros presenciais, que normalmente são realizados nas dependências do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI/Senajus), ocorrerão de forma virtual, até 30 de abril, podendo esse prazo ser prorrogado, caso necessário.

A cada reunião é disponibilizado um link para os servidores e colaboradores acessarem as salas virtuais onde o trabalho das 11 Ações da Enccla 2020 continua a ser executado, conforme o planejamento aprovado pelos grupos de trabalho no início do ano.

De acordo com o coordenador-geral de Articulação Institucional do DRCI, Edson Garutti, os trabalhos da Enccla não param. Até 7 de abril, foram realizadas cinco reuniões por videochamada, inclusive, com maior número de participantes que as presenciais. A reunião da Ação 08/2020, por exemplo, conectou 47 participantes de 26 diferentes instituições.

“Os colaboradores da Enccla demonstram total dedicação e entendem que, mesmo com a gravidade da situação sanitária, o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro precisa continuar. Sabe-se que a modalidade virtual dos encontros não é a mais adequada para o serviço desenvolvido, contudo, esse será um novo desafio a enfrentar. A criatividade e o empenho de todos será fundamental nessa fase”, ressalta Garutti.

PNLD e Rede-LAB

Na mesma linha de atuação, os cursos presenciais do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD) foram adiados e apenas a versão EaD tem sido realizada.

Já a Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (Rede-Lab) continua atuando normalmente. A Rede já tem seu trabalho focado no uso de tecnologias para suporte a investigações que envolvam grandes volumes de dados, já usa o contato virtual em seu dia a dia.

O Comitê Gestor da Rede-Lab, que costuma reunir periodicamente representantes de todos os estados do País, organizou seu encontro, no início de abril, também por videoconferência, inclusive, adaptando a carga horária para não interromper o trabalho dos agentes públicos dos Laboratórios de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (Lab-LD) que auxiliam também nas diversas novas demandas que surgiram com a pandemia.

Ações do documento
Agenda
Junho
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
Galeria de Imagens ENCCLA
Flickr