Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Notícias Enccla inicia reuniões das Ações 2018

Enccla inicia reuniões das Ações 2018

GT da Ação 9 vai gerar dados estatísticos para a Avaliação Nacional de Risco (ANR) relacionados à lavagem de dinheiro

Brasília, 6/3/18 - As reuniões de trabalho para a implementação das ações que serão desenvolvidas pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) em 2018 foram iniciadas nesta semana.

O Grupo de Trabalho da ação 9, que deu início às reuniões, trabalhará no processo para a geração de dados estatísticos para a Avaliação Nacional de Risco (ANR) relacionados à lavagem de dinheiro. A ação é coordenada pelo Banco Central e pelo Ministério Público Federal e objetiva preparar as instituições ligadas ao tema para futura avaliação de organismos internacionais, a exemplo do Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo (GAFI/FATF).

Esta ação da Enccla é uma evolução de outras duas realizadas nos anos de 2015 e 2016. Em 2015, o Grupo de Trabalho permanente procedeu a discussão e a adaptação de metodologia. Nessa fase foi também finalizada a redação dos segmentos que serão avaliados, desde os critérios até a descrição da lista de verificação para o sistema de proteção. Em 2016, o grupo trabalhou e definiu os impactos da metodologia escolhida. Neste mesmo ano foi realizado um ensaio e exercícios utilizando a metodologia proposta, com a participação de especialistas nacionais e estrangeiros.

Em 2018 serão desenvolvidas pela Enccla outras 10 Ações. “Para cada uma delas é definido um grupo de trabalho entre os participantes da Estratégia, conforme as competências e a atuação institucional de cada um. Esses grupos são responsáveis por executar as atividades e alcançar os objetivos para cada uma das ações definidas por consenso da Plenária da Enccla”, explica Luiz Roberto Ungaretti, diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), que coordena os trabalhos da Enccla.

No próximo dia 16/3 a Enccla realiza a primeira reunião do ano do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), grupo de participantes estratégicos da Enccla que se reúnem para realizar o acompanhamento da execução das ações ao longo do ano e tomadas de decisões referentes à condução dos trabalhos da estratégia.

Ações do documento
Agenda
Novembro
DoSeTeQuQuSeSa
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930
Galeria de Imagens ENCCLA
Flickr