Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Notícias Enccla divulga resultado das ações desenvolvidas em 2016

Enccla divulga resultado das ações desenvolvidas em 2016

Entre os avanços está a criação do aplicativo que possibilita a fiscalização de gastos públicos pela população e o ranking de transparência de Tribunais de Contas, Ministérios Públicos e Poder Legislativo

Natal, 30/11/16 – A 14ª Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enncla) apresentou, nesta quarta-feira, os resultados obtidos em 2016. Foram definidas 13 ações para o enfrentamento desses crimes.

Uma dessas ações resultou na realização do concurso “Hackathon de combate à corrupção”, que deu origem ao aplicativo “As Diferentonas”. O sistema permite que a população monitore a execução dos recursos federais, repassados por convênios, a municípios brasileiros. Clique e acesse o app.

Outro resultado foi a elaboração do ranking da transparência ativa dos Tribunais de Contas, Ministério Público e Poder Legislativo, apresentado com o objetivo de avaliar o acesso à informação nos órgãos públicos em âmbito federal, estadual e municipal, para além do Poder Executivo. A Enccla criou a metodologia e aplicou o formulário de avaliação. Além disso, a ação atualizou o Catálogo de Fomento de Transparência.

A Estratégia apresentou ainda as diretrizes para implantação e funcionamento de sistemas estaduais e municipais de controle interno. As auditorias são importantes instrumentos preventivos contra a corrupção, pois analisam toda a gestão dos recursos públicos. As boas práticas nacionais e internacionais apontam que a melhor maneira de prevenir e de combater as fraudes e a corrupção nas contas públicas é a adoção de um sistema de controle interno adequadamente estruturado e operacionalizado. Clique e acesse o documento produzido.

Veja aqui os resultados das 13 ações da Enccla 2016.

Ações do documento
Agenda
Dezembro
DoSeTeQuQuSeSa
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31
Flickr da ENCCLA
Flickr