Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Notícias Em encontro internacional, AGU discute cooperação para combater lavagem de dinheiro

Em encontro internacional, AGU discute cooperação para combater lavagem de dinheiro

A cooperação internacional para combater a lavagem de dinheiro foi discutida durante a 31ª Plenária do Grupo de Ação Financeira da América Latina (Gafilat), encontro realizado entre os dias 6 e 10 de julho em San José, na Costa Rica, com a participação da Advocacia-Geral da União (AGU).

O Gafilat é uma organização intergovernamental que reúne 16 países da América do Sul, América Central e América do Norte. Na reunião, os integrantes do grupo debateram estudos e análises sobre os crimes envolvendo lavagem de dinheiro na região e o aperfeiçoamento da recuperação de ativos.

A AGU contribuiu para as discussões analisando os aspectos jurídicos das medidas que Cuba e Costa Rica adotam para prevenir a lavagem de dinheiro. A análise integrou um relatório discutido e aprovado durante o encontro. O documento foi resultado de uma ampla avaliação dos mecanismos de controle dos dois países que levou seis meses e contou, inclusive, com visitas de especialistas aos locais.

"A participação da AGU propiciou à Advocacia-geral demonstrar sua aptidão institucional para auxiliar a União no cumprimento de suas obrigações internacionais em matéria jurídica, além de permitir a compreensão de mecanismos de cooperação com outros regimes jurídicos, estabelecendo os pilares para sua efetiva materialização, em especial no fundamental tema da prevenção e combate à lavagem de dinheiro", afirmou Marconi Costa Melo, do Departamento Internacional da Procuradoria-Geral da União (DPI/PGU).

A Procuradoria-Geral da União é órgão da AGU.

Rebeca Ligabue/Raphael Bruno

Ações do documento
Agenda
Dezembro
DoSeTeQuQuSeSa
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031
Galeria de Imagens ENCCLA
Flickr