Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Notícias Brasil recebe da França dados do Caso Swissleaks

Brasil recebe da França dados do Caso Swissleaks

As informações foram obtidas por meio de cooperação jurídica internacional, solicitada pelo MPF e pela Polícia Federal

Brasília, 7/7/15 - O Ministério da Justiça entregou, segunda-feira, ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Departamento de Polícia Federal (DPF) os dados obtidos das autoridades francesas referentes à investigação do caso Swissleaks.

As informações foram obtidas por meio de cooperação jurídica internacional, solicitada pelo MPF e pela Polícia Federal, com fundamento no Acordo de Assistência Judiciária em Matéria Penal entre o Brasil e a França (Decreto 3.324, de 30 de dezembro de 1999).

O pedido, feito à França em março, foi transmitido pela Secretaria Nacional de Justiça (SNJ/MJ), por intermédio do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) no papel de autoridade central brasileira para a cooperação jurídica internacional. Essa etapa da cooperação foi concluída em aproximadamente três meses. Os dados chegaram ao Brasil na última sexta-feira (3).

“A rapidez e eficácia com que as autoridades francesas colaboraram com o Brasil demonstram que o sistema de cooperação jurídica internacional avançou e se consolidou nesses últimos 11 anos. Destaca-se também a ação articulada e coordenada das autoridades brasileiras, que continuarão os procedimentos investigativos a partir dos dados obtidos”, disse o Secretário Nacional de Justiça, Beto Vasconcelos.

Para o Secretário de Cooperação Internacional da PGR, procurador Vladimir Aras, "com a legalização da prova obtida no exterior, será possível ao MPF e à PF adotar as medidas necessárias para a investigação, no Brasil, dos crimes de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e evasão de divisas. No MPF, o caso tramitará inicialmente na Procuradoria da República no Distrito Federal".

Além do MJ, do DPF e do MPF, atuaram no procedimento de cooperação jurídica internacional a Embaixada brasileira em Paris e adidância da Polícia Federal na França, além de autoridades francesas do BEPI, da Procuradoria Nacional Financeira e da Gendarmeria.

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315/3928

Ações do documento
Agenda
Setembro
DoSeTeQuQuSeSa
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930
Galeria de Imagens ENCCLA
Flickr