Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Notícias Boas práticas empresariais de compliance serão conhecidas em novembro

Boas práticas empresariais de compliance serão conhecidas em novembro

Iniciativa promove o reconhecimento público de empresas comprometidas com a prevenção e o combate à corrupção

29/07/2015 - O Pró-Ética encerra, nesta sexta-feira (31/07), as inscrições para que empresas apresentem suas ações de integridade, transparência, prevenção e  combate à corrupção no ambiente corporativo. O resultado, com as empresas aprovadas, será conhecido em novembro.

A adesão é voluntária e gratuita e a inscrição é feita no portal da Controladoria-Geral da União. Os pedidos serão avaliados pelo Comitê Gestor, composto pela CGU e pelo Instituto Ethos, e por mais oito instituições dos setores público e privado reconhecidas no meio empresarial.

Todas as empresas avaliadas receberão um relatório com análise detalhada das medidas de integridade. Assim, mesmo a empresa ainda não apta a figurar na lista anual do Pró-Ética poderá aproveitar a iniciativa para aprimorar o programa de integridade. Detalhes sobre a avaliação e sobre o funcionamento do Pró-Ética podem ser consultados no Regulamento.

Como é feita a avaliação

Primeiramente, a empresa preenche formulário eletrônico, com demonstração de interesse, no site da CGU. Em seguida, é enviada senha de acesso ao sistema, onde estão disponibilizados a análise de perfil e o questionário de avaliação para preenchimento.

As respostas à análise de perfil são declaratórias e dispõe sobre área de atuação, estrutura, relação com a Administração Pública. Já o questionário avaliativo, feito com perguntas abertas, aborda seis áreas: comprometimento da alta direção e compromisso com a ética; políticas e procedimentos; comunicação e treinamento; canais de denúncia e remediação; análise de risco e monitoramento e transparência e responsabilidade no financiamento político e social.

Para cada área será atribuída uma pontuação, resultante da análise dos documentos comprobatórios enviados para cada resposta. A corporação que alcançar pontuação igual ou superior a 70 pontos e, cumulativamente, atingir o mínimo de 40% em todas as áreas do questionário estará habilitada a compor a lista Pró-Ética 2015. Após aprovação, a empresa passa a ser reconhecida publicamente pelo seu compromisso com a ética e a integridade, não só por meio da lista divulgada nacionalmente, como também pela utilização da marca Pró-Ética 2015 em suas ações de publicidade para clientes e parceiros.

Para outras informações, acesse o link do Pró-Ética no site da CGU.

Ações do documento
Agenda
Dezembro
DoSeTeQuQuSeSa
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031
Galeria de Imagens ENCCLA
Flickr