Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Notícias Autoridades de quinze países debatem a luta contra corrupção em seminário internacional

Autoridades de quinze países debatem a luta contra corrupção em seminário internacional

Controladoria esteve presente e falou sobre transparência, integridade e informações estratégicas

03/09/2015 - Especialistas e autoridades de combate à corrupção de mais de quinze países estão reunidos, de 31 de agosto a 4 de setembro, em Montevidéu, no Uruguai, para participar do seminário “Luta contra a Corrupção nas Administrações Financeiras e Tributárias”. A Controladoria-Geral da União (CGU) está representada pelo Diretor de Pesquisas e Informações Estratégicas, Gilson Libório, e pelo servidor Thiago Smarzaro.

O objetivo do evento é trocar experiências e boas práticas com entidades iberoamericanas sobre temas como prevenção e combate à corrupção, punição e delitos econômicos. O seminário é promovido pela Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo e pelo Instituto de Estudios Fiscales, com a colaboração da Oficina Antifraude de Cataluña.

A Controladoria participou, na terça-feira (1º), da mesa redonda “O delito da corrupção nos ordenamentos latinoamericanos”. Na oportunidade, Smarzaro abordou como tem sido tratada a questão da integridade na Administração Pública brasileira. Foram discutidos assuntos, como: ética, transparência e ferramentas anticorrupção.

O evento também analisou, de forma comparativa, os principais regulamentos e normas internacionais a respeito da luta contra a corrupção, bem como os mecanismos colaborativos em rede para atuar melhor na região. Participaram das discussões mais de trinta funcionários e servidores de administrações financeiras, tributárias e do setor público, além de fiscais e juízes.

Libório participou de uma série de painéis, tanto como moderador como palestrante. O diretor da CGU falou, na quarta-feira (2), de novas tendências de investigação – gestão de dados, ferramentas de tecnologia e metodologias de trabalho. Também foram debatidos temas como análise de dados de registros públicos e gestão de riscos.

Durante palestras e debates, Libório destacou, ainda, o trabalho realizado na Controladoria à frente do Observatório da Despesa Pública (ODP), unidade de inteligência que visa monitorar o gasto público, apoiar ações da CGU e prevenir a corrupção. Por fim, o diretor também coordena, nesta sexta-feira (4), oficina de trabalho sobre regras para prevenir a corrupção.

 

Fonte: CGU

Ações do documento
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Os comentários são moderados previamente e publicados em seguida.

Agenda
Dezembro
DoSeTeQuQuSeSa
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031
Galeria de Imagens ENCCLA
Flickr