Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Notícias Ação da Câmara é destaque em evento anticorrupção

Ação da Câmara é destaque em evento anticorrupção

Uma ação coordenada pela Câmara dos Deputados é o destaque da 10ª Reunião Plenária da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), que acontece até sexta-feira (30) em João Pessoa (PB). A ação - elaborar roteiro de boas práticas em contratações públicas, prioritariamente voltadas para a prevenção da corrupção - será apresentada na plenária final do evento, que deve contar com a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; da ministra do Superior Tribunal de Justiça Eliana Calmon; do ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage; e do ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Luís Inácio Adams.

Desde segunda-feira (26), os participantes do encontro avaliam as 14 ações definidas em 2012. Na reunião de sexta-feira, a ação coordenada pela Câmara será o destaque da conferência, que vai se encerrar com o anúncio das novas medidas.

“A Câmara foi a responsável pela iniciativa de mapear as boas práticas em matéria de contratações públicas, e este conjunto de informações será replicado para todos os órgãos públicos, dando mais transparência a todos processos de licitação”, disse o Secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão.

A ação foi coordenada pela Câmara, com o apoio de outros 16 órgãos, como o Tribunal de Contas da União, a AGU, o Ministério Público Federal e a CGU.

Diversas iniciativas, como a organização do I Seminário sobre Boas Práticas em Contratações Públicas, promovido em outubro na Câmara, e uma comunidade virtual sobre o assunto no portal e-Democracia tratam do tema. A comunidade reuniu experiências de gestores públicos em propostas de redução de custos e diminuição de riscos de fraude ou de interrupção indesejada em processos de contratação.

A partir da criação da comunidade virtual, foi realizada a Pesquisa Nacional sobre Boas Práticas em Contratações Públicas, que teve por objetivo identificar e divulgar essas medidas. A pesquisa foi feita por meio de formulário virtual e teve a participação de mais de cem gestores públicos.

A comunidade da ENCCLA no e-Democracia pode ser acessada pelo endereço: http://edemocracia.camara.gov.br/web/enccla/inicio

Fonte: http://www.camara.leg.br/internet/jornalcamara/default.asp?selecao=materia&codMat=77066&pesq=enccla

Ações do documento
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Os comentários são moderados previamente e publicados em seguida.

Agenda
Dezembro
DoSeTeQuQuSeSa
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031
Galeria de Imagens ENCCLA
Flickr